domingo, fevereiro 8

U. MONTEMOR - 4 CF ESTREMOZ - 0 (JUVENIS)


14ª jornada do Campeonato Distrital de Juvenis da A. F. Évora, visita do Estremoz ao U. Montemor. Este era um jogo que se revestia de algumas preocupações para os técnicos do Estremoz, visto que alguns jogadores do plantel, apesar de aptos para jogarem, vinham de lesões recentes e poderiam não actuar ao seu melhor nível. Início da partida muito equilibrada, com ambas as equipas a conseguirem chegar ao último reduto, no entanto a não conseguirem criar muito perigo. Aos poucos notava-se um ligeiro ascendente da equipa da casa mas nada de trascendente. Aos dez minutos numa bola cruzada para a área do Estremoz, com a cumplicidade do seu guarda redes, que ficou estáctico, o avançado do Montemor apareceu sozinho e fez o mais fácil, inaugurou o marcador. Uma verdadeira oferta. O jogo decorria sem grande emoção, mais disputado no meio campo, nada de oportunidades flagrantes, quando quase no final da primeira parte, à entrada da área, face à apatia generalizada dos jogadoes do Estremoz, o avançado do Montemor consegue livrar-se de três adversários e faz um chapéu ao guarda redes. Os factos estavam à vista, nas duas oportunidades que o Montemor teve, marcou. Começa a segunda parte e a equipa do Estremoz surge determinada, no entanto o que já aqui foi dito confirmou-se: na altura de concretizar esta equipa falha escandalosamente. Foi o melhor período da equipa estremocense, que viu nesta altura o árbitro não assinalar um penalty flagrante a seu favor. A meio da segunda parte, numa jogada precedida de falta não assinalada contra a equipa anfitriã, o Montemor lança um contra ataque que culminou no terceiro golo. O jogo estava arrumado, os jogadores do Estremoz sentiram isso, tentaram ainda reduzir a desvantagem, mas foi novamente o Montemor a marcar e fixar o resultado final em 4-0. Vitória justa para a equipa da casa mas derrota demasiado pesada para o Estremoz. Sem contestar a vitória do adversário, que foi mais equipa , teve mais garra e jogou melhor futebol, não podemos deixar passar um facto que nos pareceu determinante para o que se passou e que intimidou os jovems de Estremoz: os jogadores do Montemor, com a conivência da equipa de arbitragem que não agiu disciplinarmente nos momentos devidos, e foram muitos, actuou sempre de forma demasiado viril, castigando os jogadores estremocenses com muitas entradas a roçar os limites da violência. Para a equipa de Estremoz, que não pode baixar os braços e deitar a toalha ao chão nesta fase do campeonato, vamos lá rapazes, cabeça erguida e confiem no vosso valor: “ a arte de vencer se aprende nas derrotas”.

Equipa titular: Luís Montijo (guarda-redes); André Cantador, André Seixinho, Nuno Ferreira, André Fusco (defesas); Pedro Maio, Ruben Barradas, Luís Alexandre, Luís Granadeiro (médios); João Costa, André Cabaço (avançados).

Suplentes: Tiago Jesus (utilizado), Tiago Marçal, Mário Moreira, André Campanha (utilizado), Carlos Machado, Ricardo Lavado (utilizado), João Lourenço.


por Manuel Fonseca

Sem comentários: