segunda-feira, fevereiro 22

EMPATE...SOUBE A POUCO


Numa tarde de sábado bastante fria e com algum vento, disputou-se mais um jogo a contar para a 15ª jornada da série B da 1ª Divisão Distrital de Futebol de Évora, onde opôs a equipa de S. Romão contra os encarnados de Estremoz.

Os atletas do C.F.E. reconheciam a importância deste jogo uma vez que o S. Romão vinha de uma vitória frente ao Bairro de S. António o que alimentou a possibilidade de ainda passarem à segunda fase da competição e decididos, entraram a pressionar o adversário nos primeiros minutos do encontro, obrigando-os a jogar no seu primeiro terço do terreno. Os estremocenses com uma boa circulação de bola e aproveitando as alas para romper a defesa do S. Romão, criavam perigo e numa dessas jogadas, através de um lançamento de linha lateral por parte de João Nuno que obrigou o defesa contrario a cortar o lance com o braço o que prontamente o árbitro do encontro assinalou penálti. Os jogadores do S. Romão cercaram o árbitro para tentar demove-lo da sua decisão e sem que nada fizesse prever um desses mesmos jogadores deve ter chamado tudo menos “pai” ao árbitro obrigando-o a cumprir as regras do futebol e dando-lhe ordem de expulsão.

Miguel chamado a marcar o castigo máximo, não desperdiçou e inaugurou o marcador.

A partir da expulsão do jogador do S. Romão e jogo transfigurou-se e deixou de ser uma partida de futebol e passou a ser um jogo de wrestling onde a palavra de ordem da equipa da casa era “agressão”. Não havia um lance disputado em que o dito contacto físico que normalmente faz parte deste desporto, não ultrapassasse os limites da legalidade e o Sr. Árbitro e seus auxiliares começaram a “tremer” deixando passar impunes os autores dessas práticas anti-desportivas. No resto da primeira parte o C.F.E. geriu o jogo tendo como ressalva uma boa jogada pela esquerda onde Marco cruza rasteiro, Moina faz um túnel deixando passar a bola que chegou até Miguel e este isolado na cara do guarda redes não consegui dilatar o marcador.

No inicio da segunda parte, Mister Mourão fez duas alterações na equipa, entraram Pipi e Luís Festas para os lugares de Margalho e Marco, tentando dar mais velocidade nas alas, mas foi o S. Romão que numa excelente cobrança de um livre a descair para a esquerda, um jogador na zona de penalti saltou e de cabeça desviou o esférico que só parou no fundo das redes à guarda de Xuma. Estava feito o empate em S. Romão.

Após o golo a equipa da casa ganhou confiança e durante uns 15 minutos tomou conta do encontro e mesmo sem criar situações de golo não deixava o C.F.E. sair para o contra-ataque. O jogo não estava a correr de feição aos encarnados e quando conseguiram equilibrar o encontro e sair para o ataque sofriam entradas duríssimas e/ou eram literalmente agredidos, como foi o caso de Ferro que num cruzamento para a área do S. Romão, levou uma cotovelada no nariz provocando-lhe ferimentos ou num outro caso que Miguel num lance de insistência sua foi massacrado pelo atleta numero 35 do S. Romão que pontapeava de forma audível em todo o campo as pernas do jogador do Estremoz… entre outras que se as descrevesse este texto passaria de um comentário/crónica a um best seller. À que dar os parabéns principalmente ao nº 35 da equipa de S. Romão porque consegue fazer um jogo totalmente à margem das leis do futebol sem ser expulso… porque será…

Já no final da partida o C.F.E. esteve quase a chegar aos três pontos por duas vezes mas como o factor sorte não nos sorriu desta vez saímos de S. Romão com um ponto e não como na época passada, e relembro aos mais esquecidos, em que o C.F.E. saiu de lá com oito (8) pontos, três (3) da vitória mais cinco (5) pontos na cabeça do Moina (por coincidência também foi esse senhor nº 35), revelando a indisciplina tanto dos jogadores como da assistência de S. Romão.

Para constar, esteve presente um delegado ao jogo e posso afirmar que escreveu e muito só espero que surta efeito e as equipas de arbitragem façam simplesmente o seu papel e não se deixem intimidar pelos factores externos, por isso é que existem em todos os campos de futebol as forças de segurança…

Os meus parabéns ao colectivo do Estremoz salientado a prestação de Miguel pelo golo e algumas jogadas de bom efeito.

Próximo jogo é com o Corval (jogo em atraso) em Estremoz e claro, é para ganhar.

por Nuno Frade


4 comentários:

Anónimo disse...

Esperamos que esta equipa do são romão volte a ganhar o prémio disciplina como na época passada...
vergonhoso
adepto atento

Golias disse...

Se não ganhar o prémio a equipa do S.Romão, ganha-o a equipa da Vera Cruz.Esses, são uns autênticos bichos do mato.

N. Frade disse...

Caro Golias,

Acerca do São Romão subscrevo o que está no resumo do jogo S.Romão vs Estremoz, pois estive lá e testemunhei a tentativa de desvirtuarem o verdadeiro conceito/finalidade do futebol 11 e digo, só passando por lá para sentirem na pele o que tou a dizer. Desde a assitência a alguns jogadores, não pertençem de todo a este desporto rei.
Em relaçao ao Vera Cruz, apenas posso dizer o que já li noutros blogs de outras equipas e também pareçem primos o irmãos dos de S. Romão. O CFE ainda tem que visitar o Vera Cruz e iremos com as atenções redobradas uma vez que não é um campo facil e a nós só nos interessa a vitória. Cá estaremos nessa altura para contar como foi.

Abraços

Picadynha city disse...

Até lhe vão saltar as rodas!