domingo, abril 17

DÉRBI… EMOTIVAMENTE QUENTE…



Pela segunda vez neste campeonato o CFE defrontava o seu vizinho S.C. Arcoense, desta vez no Estádio José Palmeiro da Costa, para mais um derby da Zona dos Mármores, tendo na primeira volta o clube encarnados conseguido trazer os 3 pontos de Arcos, após uma vitória por 2 – 3.


Como na jornada anterior, o C.F.E. entrou muito concentrado e com vontade de tomar as rédeas do jogo logo de inicio. Com um futebol apoiado, fluido, boas transições entre os três sectores, os encarnados exploravam os pontos fracos do S.C. Arcoense a fim de testar o guardião visitante. Sempre com o domínio do jogo, eis que chega o primeiro aviso por Fábio Silva na cobrança de um livre directo junto à grande área e ligeiramente descaído sobre o lado direito, que levou o esférico a passar muito perto da baliza defendida por Ricardo, não passando de um susto. Minutos depois, novamente Fábio Silva de livre directo quase a papel químico, obriga Ricardo a uma excelente defesa, desviando a bola por cima da trave. No seguimento, canto muito bem batido novamente por Fábio que solicita uma entrada com toda a garra de Rúben Pinto que de cabeça desfere um “tiraço” não dando qualquer hipótese de defesa. Estava feito o 1-0.


A equipa encarnada mesmo em vantagem no marcador, não desacelerou o ritmo de jogo e continuou a tentava dilatar o resultado antes de ir para o seu merecido descanso. Numa das poucas situações de perigo para a baliza dos rubro negro nesta primeira parte, a defensiva encarnada é apanhada em contra ataque onde lhe é metida uma bola em profundidade e Xuma sem receio sai dos postes e já quase a meio do seu meio campo, corta o lance ao jogador do Arcoense que aparece isolado mas, a bola tabela no visitante e sobra para as costas de Xuma onde aparece Zé Pataco que com a sua experiência nunca desistiu do lance fazendo a dobra ao seu guarda-redes. No seguimento dessa jogada, Zé Pataco dá a bola a Moina, este rapidamente faz a transição para o seu meio campo, onde Fábio Silva coloca rasteiro em Miguel Soares que à entrada da área verde e branca oferece o golo a Tracanas que não teve dificuldade em dilatar o resultado, fazendo assim o 2-0. Pouco depois o árbitro do encontro apita para o final dos primeiros 45 minutos.


Para a segunda parte o Arcoense, a perder por dois golos, mexe na equipa e faz entrar Cabrita para a linha avançada. Como era de esperar, os visitantes entraram mais fortes e com vontade de apagar a imagem que ficou da primeira metade, contudo o CFE conseguiu aguentar o ímpeto inicial e aos poucos conseguiu tomar o controlo do jogo novamente.


Denotando já algum desgaste no meio campo, o Mister Mourão faz a sua primeira alteração, fazendo entrar Nuno Abegão para o lugar do incansável Rúben Pinto refrescando assim o sector intermédio, acabando por fazer entrar mais tarde Pipe para o lugar de Tracanas e Margalho para o lugar do Capitão David. A faltarem cerca de 10 minutos para o final e quando parecia que o jogo já estava decidido, surge o golo do Arcoense por intermédio de Cabrita que aproveita um toque infeliz de cabeça por parte de Margalho e à entrada da área fez um chapéu a Xuma, colocando assim o marcador em 2-1, relançando o jogo nos últimos minutos. Com um Arcoense motivado pelo golo, o CFE foi um pouco encostado ao seu sector defensivo e pertenceu ainda ao Arcoense uma jogada de muito perigo a que Xuma respondeu com muita segurança, não permitindo que na sua cara o jogador verde e branco fizesse o empate. De salientar ainda uma boa jogada de contra ataque dos encarnados, desperdiçada por Fábio Silva que já no interior da grande área aparece isolado contra o guarda redes visitante mas não consegue fazer o terceiro golo.


Um CFE um pouco diferente nesta segunda metade do encontro, que passou por alguns momentos mais complicados, mas de um modo muito geral e principalmente pelo que fez na primeira parte é merecedor desta importantíssima vitória.


Nota positiva para a equipa de arbitragem, que passaram despercebidos no encontro. Uma palavra de agradecimento a todos aqueles que se deslocaram ao estádio esta tarde sob um calor já com um sabor a verão.




Por último somente de realçar o facto de além de ter sido um encontro muito bem disputado pelas duas equipas, contou também com a presença da Rádio Despertar, que fez o relato em directo do jogo, o que dignificou ainda mais este derby. Parabéns pela iniciativa.






CFE: Xuma; Pedro Ramalho; Ferro; Moina; Zé Pataco; David; Fabio Silva; Rúben Pinto; Rúben Caldeira; Fábio Tracanas e Miguel Soares. Suplentes: Madeira; Arquista; Toy; Margalho; Pica; Pipe e Nuno Abegão




SC ARCOENSE: Ricardo; Kilha; Roberto Gato; Pedro Espiga; Mark Polo; Panta; Pipoca; Catá; Simão; Garcia e Luís Miguel. Suplentes: Miguel; Roberto; João Pires; Telmo; Cabrita e Barolas


por Nuno Frade

5 comentários:

Anónimo disse...

Ao fundo na 1ª foto consegue-se ver o Saias e o Titi a ir ao encontro de mais um carregamento de minis para refrescar os muitos adeptos. Parabens tambem a eles que foram incansáveis que efectuaram este trajecto uma série de vezes sem conta...

Anónimo disse...

Boa tarde ontem fui assistir a este derbi e gostei do que vi um jogo muito bem disputado de 2 equipas muitos bem organizadas e com muito bons jogadores. Resultado que se aceita devido á falta de eficacia por parte da turma do Arcoense, apesar do Estremoz ter tido mais bola. Em relação á equipe do Estremoz tem como destaque Fabio Tracanas que é sem duvida dos melhores jogadores do distrito de Évora e no qual me deparei que quando saiu o Estremoz praticamente deixou de incomodar a equipe do Arcoense a nivel defensivo,na equipe do Arcoense tenho como destaque Pipoca muito bom jogador em que a ekipe do Arcoense jogou ao ritmo dele e quando caiu fisicamente deixou de jogar. Duas ekipes a ter em conta pois de certeza são as melhores ekipes desta divisão. Cumprimentos . João

ARKISTA disse...

Parabens equipa por mais uma importante vitoria rumo ao nosso grande objectivo...

GRANDE JOGO.

Presente no jogo disse...

Estranho o Arcoense ter entrado apenas com 9 jogadores de inicio (segundo consta na consituição da equipa aqui exposta), quando até tinha opções no banco!
Tão piores que a rádio despertar que parecia que só havia jogadores do Estremoz a jogar...

João Nuno5 disse...

Parece-me que a radio despertar esteve bem, até porque a maioria das pessoas concordaram com o que eles disseram e pessoas dos arcos também...
Saudações desportivas