segunda-feira, maio 2

CFE É CAMPEÃO!!!


Foi esta tarde no seu Estádio, José Palmeiro da Costa que o CLUBE de FUTEBOL de ESTREMOZ se sagrou campeão da 1ª Divisão Distrital de Évora, época 2010/2011 após vitória sobre o Luso Morense por 3 – 2, beneficiando do empate da equipa do Lavre frente à formação do Santana do Campo.

Tarde de chuva serviu para abençoar a vitória da turma encarnada que, diga-se de passagem, fez um jogo à campeão. Não se podia pedir mais nada a estes bravos guerreiros que numa altura de decisões, levantaram os seus escudos e apontaram as suas lanças entrando determinados elevar o nome do CFE e da sua terra a todos os cantos do Alentejo.

Começa o jogo e logo bem cedo o Luso Morense viu quais eram as intenções os Encarnados, pois Rúben Caldeira a 2 minutos de jogos desperdiçou uma excelente ocasião para abrir o marcador. Continuava um CFE pressionante e a jogar o seu futebol apoiado não foi de espantar que as oportunidades surgissem naturalmente mas, o sector mais avançado não conseguia concretizá-las.

Sem nunca desistir do seu objectivo eis que Fábio Tracanas fez aquilo que nos habitou ao longo deste campeonato, presenteou todos os seus colegas e massa adepta com um golaço, um chapéu tecnicamente perfeito ao guarda-redes do Mora. Os rubros negros estavam em vantagem mas não tiraram o pé do acelerador, empurrando os visitantes para a sua linha defensiva que iam sacudindo a pressão da melhor maneira. Jogadas bem delineadas, futebol desgarrado, boas trocas no sector avançado faziam aparecer boas situações de golo mas a bola teimava em não querer entrar e numa insistência de Fábio Tracanas pelo seu lado direito, entra em grande velocidade dentro da grande área e è derrubado pelo defesa visitante, penalti que prontamente foi sinalizado pelo fiscal de linha que se encontrava bem perto do lance. Decisão não muito contestada pela equipa do Morense uma vez que foi um lance muito rápido e como dizem as regras do futebol “ Em caso de duvida…”. Fábio Silva chamado a converter, não deu qualquer hipótese ao guardião e dilatou o marcador para 2-0.

Final da primeira parte e um CFE em grande destaque e a merecer totalmente a vantagem no marcador.

De regresso ao relvado, a chuva não dava tréguas e Mister Mourão a não mexer no onze. Contrariando totalmente o que se tem passado nos últimos jogos, os encarnados entraram concentrados e com vontade de repetir a exibição da primeira parte. Empurrando novamente o Luso Morense para o seu meio campo, mais um bom momento dos encarnados que jogavam coesos na defensas, inteligentes no seu meio campo, e acutilantes no ataque mas, o terceiro golo tardava e foi nessa fase que o Luso Morense subiu no terreno e criou algum frisson à defesa encarnada, onde o avançado Espanhol com algum espaço, remata e Xuma sem puder fazer nada, viu a bola embater na trave e a ressaltar para um outro jogador adversário que de forma incrível, desperdiçou a oportunidade de reduzir o marcador. Serviu de mote para que o Luso Morense continuasse a sua pressão sobre o CFE e após algum facilitismo/apatia, é marcado grande penalidade contra os da casa a castigar uma “defesa” de Rúben Caldeira que tentou substituir Xuma que se encontrava fora do lance, Rúben recebe ordem de expulsão. Espanhol, avançado do Luso não perdoou e reduziu para 2-1.

Mister Mourão nessa altura faz a sua primeira alteração, entra Miguel Ângelo para o lugar Miguel Soares, ficando Tracanas como homem mais ofensivo e foi nessa altura que os encarnados, com menos um jogador, acordaram após aqueles momentos de pressão e retomou o controlo do jogo, continuando a desperdiçar as oportunidades que lhes daria alguma tranquilidade. Entre elas menciono, uma boa jogada de Fábio Tracanas pela direita que entra na área, oferece o golo mas ninguém estava lá para meter o pé e empurrar para o fundo das redes e destaco também um violento remate de Fábio Silva que fez embater com estrondo na trave e ficaram dúvidas se o esférico passou ou não a linha de golo. Claro que tantas vezes o cântaro vai à fonte que… Fábio Tracanas após uma oferta com conta peso e medida de Miguel Ângelo, remata com raça e faz o 3-1. Pouco faltava para o final do jogo e os encarnados mexeram na equipa, entrou Moina para o lugar de Tracanas e pouco depois entrou Zé Pereira para o lugar de Fábio Silva.

Nessa altura já se cantava no Estádio José Palmeiro da Costa CAMPEÕES… CAMPEÕES… NÓS SOMOS CAMPEÕES… e já numa fase de descompressão o Luso Morense reduz o marcador para 3-2 após um bom remate de fora da área mas já se fazia a festa e assim que o árbitro apitou para o final do jogo cresceu naquele relvado, a força de uma amizade e a alegria de um grande grupo que finalmente deu por concluído o seu objectivo, SEREM CAMPEÕES.

Parafraseado um amigo “ O GRUPO TÁ UNIDO

PARABÉNS A TODOS AQUELES QUE CONTRIBUÍRAM DE UMA FORMA DIRECTA OU INDIRECTA PARA A CONQUISTA DO TITULO DE CAMPEÃO.

por Nuno Frade

6 comentários:

N. Frade disse...

Comentários e crónicas à parte, queria deixar os meus parabéns ao CFE e em especial a um grupo de amigos que não perdi independentemente de ter, como se diz na gíria futebolística “pendurado as botas”.
Acompanhei-vos e apoiei-vos da melhor maneira que consegui… será por gosto???– SIM, será por amizade??? – SEM DÚVIDA, será por o bichinho da bola ainda mexer comigo??? – POIS CLARO, será por ter medo de esquecer o sabor do verdadeiro significado “balneário”??? – DIFICILMENTE O ESQUECEREI… será…será… muita questões poderia aqui levantar mas o meu muito obrigado vai, sem querer ferir susceptibilidades, para o XUMA, FANECA, JOÃO FERREIRA, ZÉ PATACO, NUNO SAIAS, JOÃO NUNO, VASCO, FERRO, LUIS BORRALHO, DUARTE SANTOS, MOINA, DAVID, MARGALHO, MIGUEL ÂNGELO, RÚBEN PINTO, NUNO ABEGÃO, FÁBIO SILVA, FÁBIO TRACANAS, LUIS FESTAS, LUIS SOARES, ZÉ FESTAS, MIGUEL SOARES, TOY (BAIXINHO), JANOTA, ZÉ PEREIRA, RÚBEN CALDEIRA, JOÃO LILIU, ao PICA e ao TIAGO, ambos juniores, por toda a vossa dedicação, sacrifício, garra, a simples humildade e vontade de quererem ser chamados de CAMPEÕES.
Mencionei o nome de todos os atletas porque acho que ao serem proferidos por todos aqueles que ao lerem este meu comentário, relembrem a alegria deste grupo de amigos ou se sintam arrependimentos por nunca terem acompanhado/apoiado esta grande equipa.
É evidente que nunca poderia deixar de dar os parabéns a dois senhores que deram a cara pelo CFE, provavelmente foram muitas vezes criticados e outras vezes elogiados, ZÉ CARLOS e CASACA que desde o inicio desta época se assumiram como técnicos campeões e ao terem assumido tamanha responsabilidade, também já merecem um pouco de tranquilidade.
HUGO CALHORDAS (Treinador de guarda-redes), HERMINIO POLQUINHAS (Massagista) e ANTÓNIO MOURÃO (Técnico de equipamentos), VICTOR RODRIGUES e FERNANDO MOURÃO (Seccionistas), PEDRO TEIXEIRA (Publicidade) e JOÃO CONSTANTINO (Director Desportivo), também vos deixo uma palavra de reconhecimento.

Obrigado a todos.

Aquele abraço

Anónimo disse...

Quero dar os parabéns a todo o grupo do C.F.E! Foi mais que merecido! Forte abraço a todos. ass: Nuno Bravo

tracanas disse...

ja esta pesoal mas acho k ainda ha objectivos, nem k seja ver o saias a matador

João Nuno5 disse...

Obrigado Nuno, tu também sabes que esta vitoria é tua, pois estiveste sempre connosco nos bons e nos maus momentos.
Foste um verdadeiro jogador, amigo, adepto, critico (o que faz falta na altura certa) sócio e acima de tudo és CAMPEÃO como nós, grande abraço e obrigado por tudo durante todo o ano

AMPG disse...

Parabens CF Estremoz...AGonçalez

57PE (Pedro Espiguinha) disse...

Parabéns ao CFE!