quarta-feira, maio 9

PODERIA TER SIDO DIFERENTE? PODERIA...MAS SERIA A MESMA COISA!

Desde o dia 07 de Abril, aquando das meias finais, que todos nós saberíamos que a época 2011/2012 ficaria para a história deste clube e para a vida de todos aqueles que dele fazem parte. Poderei ir até mais longe e recuar alguns meses quando no balneário do Estádio Municipal, o plantel sénior iniciou a época com a apresentação e o primeiro treino, onde foram "conhecidos" oficialmente os reforços.  Na "palestra" do Director do Futebol, João Constantino, referiu que depois de termos sido campeões na época transacta na 1ª Divisão, o objectivo para a presente seria ficar nos quatro primeiros lugares do campeonato e ir o mais longe possível na Taça, se possível vencê-la...seria pedir demais a um GRUPO DE AMIGOS que defendem as cores do CFE somente por AMOR À CAMISOLA...eu repito: por AMOR À CAMISOLA...seria? Só quem não os conhece, o valor de cada um dentro e fora do campo e o seu carácter é que poderia duvidar que os objectivos não seriam alcançados...e desde esse dia o nosso lema passou a ser: "EU ACREDITO!!"
Tudo foi preparado ao pormenor para que o dia 06 de Maio de 2012 ficasse na memória de todos os estremocenses e principalmente do plantel sénior, tinha que ser um dia especial independentemente do resultado final. Por muito que tentássemos disfarçar, não conseguíamos...o nervosismo estava lá, maldito nervosismo! O dia começou mais cedo do que é habitual, com um pequeno treino matinal para descomprimir e "olear a máquina". Depois do banho tomado reinava a boa disposição no grupo, mas o maldito nervosismo estava lá. Horas de almoço e ao chegar ao restaurante deparamos com uma mensagem escrita numa toalha de mesa em papel colada numa das paredes: " FORÇA! CHEGAR AQUI JÁ É UMA VITÓRIA", mais uma prova que o nosso trabalho e dedicação estava finalmente a ser reconhecido. Seguidamente uma volta ao Rossio para descomprimir e terminou a "brincadeira" com a entrada no ginásio na Esplanada Parque, onde já estava montado e preparado o "trabalho de casa" da equipa técnica. Durante cerca de uma hora tudo foi falado e projectado através de uma excelente power point...análise individual de cada jogador do CFE, onze inicial para o jogo, função de cada atleta, estratégias defensivas e ofensivas, cantos, livres, análise do sistema de jogo do adversário, etc, etc, etc...nada foi esquecido...à excepção do maldito nervosismo! Para terminar e momentos antes da partida foi ainda visionado um pequeno vídeo que tenta explicar o que é fazer parte deste grupo...onde se pode perceber o significados de "união", "camaradagem", "amizade", "respeito", "convívio", "reconhecimento", "futuro", "alegria", "diversão", "loucura", porque se pararmos para pensar o futebol é o menos importante...
Chegamos finalmente ao campo do Calvário na vila de Redondo, os "preteridos" pela equipa técnica tentavam incentivar os "escolhidos", o aquecimento decorria e as bancadas iam ficando forradas de vermelho, cor principal das duas equipas, foi simplesmente arrepiante ver este mar de gente, onde estavam também as nossas famílias, os nossos amigos, os conhecidos, gente que já não ia à bola há muitos anos, os "putos" dos escalões de formação do CFE à espera para entrarem com "grandes"...a rádio Despertar a transmitir o jogo em directo, entrevistas aos atletas, aos técnicos...uma loucura!
O jogo não iria iniciar sem mais uma prova do grande carácter e Fair Play dos atletas do CFE quando formaram um túnel e prestaram uma justa homenagem à equipa adversária pela conquista do campeonato. 16H30 o arbitro apita finalmente para os 90 minutos mais importantes desta época...mas desde o primeiro segundo que se percebeu que o maldito nervosismo estava lá.
Cerca de 115 minutos depois (a contar com o intervalo e descontos) o arbitro apita para o final e como era de esperar houve uma explosão de sentimentos...do lado do Monte Trigo ouvia-se "campeões, campeões..." dos estremocenses ouviam-se palmas permeando os vencedores e os vencidos.
Pelo menos para mim, a partir daquele momento o maldito nervosismo que sentia no estômago...passou, e deu lugar a um nó que se foi agravando à medida que me aproximava  do meu grupo, onde entre muitos abraços e palavras de conforto escorriam lágrimas dos olhos de muitos deles...inclusive dos meus. Esta terrível sensação infelizmente muitos de nós já havíamos sentido, mas em proporções bastante diferentes, quando há duas épocas atrás jogamos o último jogo nos Canaviais e perdemos por 2-0...
Não está em causa vitória do Monte Trigo, pois foi sem dúvida um justo vencedor, mas por tudo o que lutamos neste últimos anos, por todos os sacrifícios, pelos estremocenses, mas principalmente por este GRUPO DE AMIGOS...seria um prémio merecido para todos nós.
Sentimos demasiado este jogo? Sentimos! Acusamos demasiado o peso deste jogo? Acusamos! Mas nunca e jamais pode ser posto em causa o VOSSO crer em trazer o "caneco" para Estremoz e todo o NOSSO trabalho nestes últimos anos...tenho muito orgulho em todos vocês!
Poderia ter sido diferente? Poderia...mas seria a mesma coisa porque o que não nos mata torna-nos MAIS FORTES.
Vamos continuar este magnifico trabalho e colocar o CFE no lugar que merece, porque...EU ACREDITO!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Este é um dos motivos, pelo qual nós não somos melhores nem piores que ninguém. SOMOS DIFERENTES. Somos uma FAMILIA. Cada vez mais sinto orgulho em representar as cores do CFE. Sinto também um forte arrepio quando recebo mensagens de colegas, que nem á uma semana terminou a época e dizem que já sentem saudades de tudo e a relembrar momentos passados. Isto sim, acreditem que tem muito valor. Obrigado por todo o apoio que nos deram.

DaSilva

João Anjinho disse...

Não me pude deslocar ao Redondo para vos apoiar, mas estive em Estremoz e segui o jogo através da Radio Despertar. Vocês bateram-se muito bem e só por esse amor á camisola já mereciam a Taça! Disse logo publicamente no facebook aquilo que me ia na alma! Tenho orgulho em ser sócio deste clube há 30 anos!! Acreditem! Podemos ganhar pró ano e vou acompanhar mais esta vossa equipa, que me orgulha, a mim e a muitos estremocenses, tenho a certeza!! Sempre sorrindo ás dificuldades! FORÇA RAPAZES!!

Anónimo disse...

zf333, não podia deixar em claro o teu comentário,para mim, foi muito genuino e isso só alguem que sempre nos acompanhou o poderia fazer. O meu obrigado a ti, a toda a familia estremocense por tudo e por ultimo (a ti nosso eterno capitão) as tuas palavras vieram sempre em boa hora e da melhor forma.
Um grande abraço do vosso irmão Soares