sexta-feira, julho 20

ADEUS XUMA

Estremoz acordou hoje mentalizada que iria enterrar mais um filho da terra. Filho esse ainda na força da idade (33 anos), levado por um estúpido acidente que possivelmente nunca iremos saber as causas, quem poderia esclarecer infelizmente já partiu. Era difícil, eu diria mesmo quase impossível, não se gostar de uma pessoa com o carater e com a personalidade como tinha o Valter…Xuma, Xuma Baby, Mano, como lhe quiserem chamar. Se tinha inimigos? eu desconhecia…mas tive o enorme privilégio de o conhecer, de jogar e conviver com ele, pena ter sido por tão pouco tempo!!! “Todo o mal que ele fez, foi só para ele”…ouvi esta frase inúmeras vezes desde a notícia da sua morte e isso espelha o enorme ser humano que ele era. De entre todas as dificuldades que tive em lidar com esta situação, queria destacar o “como” tentei proteger os meus filhos (de 3 e 8 anos) de forma a que eles não se apercebessem da minha (nossa) dor. Numa conversa entre dentes com a minha esposa, reparei que o mais velho estava a tentar perceber o que se estava a passar, tendo eu disfarçado e lhe dito que se tratava de conversas de adultos…”eu quero saber, porque o Xuma também é meu amigo!”...foi a sua resposta. E eu posso confirmar, pois o Xuma adorava crianças e adorava os meus filhos assim comos os filhos dos meus amigos…e os putos adoravam-no a ele…admiravam-no e vão sentir tanta falta dele como nós. A nível desportivo poderia ter ido mais longe, se tivesse tido a “sorte” de ter tido “alguém” que lhe desse um empurrãozinho para outros clubes de maior dimensão estou convencido que vingaria. “O Valter começou a jogar a defesa direito ou médio direito já não me recordo, mas um dia viu na brincadeira com os colegas a defender à baliza e disse-lhe que ele poderia ser um grande guarda-redes…e não me enganei”…desabafo de um dos seus primeiros treinadores, Humberto Frade, aquando de uma conversa comigo ontem. Tive o privilégio de jogar com ele durante muitos anos e nunca o vi virar a cara à luta, fosse jogos a sério ou a brincar. Nos treinos tantas vezes que o vi “bruto” por alguns dos seus e meus colegas não estarem a levar o treino a sério. A sua entrega era tanta nos jogos, que tive imensa dificuldade em encontrar uma foto dele a esboçar um sorriso como aquela que publiquei no blogue a informar do seu falecimento, e nesse jogo ele nem jogou, talvez por isso o conseguiram apanhar com aquele ar descontraído e sorridente que sempre nos habitou fora das quatro linhas. As palavras “amizade” e “tristeza” têm muito significado mas não deveriam estar associadas, contudo hoje estiveram. Hoje ficou mais uma vez provado que o Xuma fazia amizades por onde passava, era respeitado e admirado. Foi transportado em MÃOS por todos aqueles que fizeram questão e tiveram “forças” para o fazer. Ficam na memória algumas palavras ou frases que só ele sabia inventar: “Xuma Baby”, “Tigra Baby”, “…o pai dele é minha tia…”, “…Tá-se bem mano”, etc,etc,etc…

Pensava que iria envelhecer contigo, que eras daqueles que são imortais, mas…não há imortais e que a tua morte sirva de exemplo para todos nós, porque eu não quero perder mais nenhum dos meus “meninos”.

O Xuma foi enterrado hoje, Dia Internacional do Amigo…eu não acredito em coincidências.

Obrigado por tudo…

O teu mano “José Frade”

5 comentários:

Anónimo disse...

tens razão companheiro, o XUMA era daqueles que ajudava o amigo, eu já mais irei esquecer os bons momentos que tive com ele foram poucos mas foram bons, obrigado XUMA e a onde quer que estejas olha por nós amigo
Assinado Aires de Bencatel

Miguel Picciochi Fortio disse...

Zé, as tuas palavras deixam bem claro quem era o nosso amigo Xuma!
Tenho a certeza que ele as vai receber e saber que deixa por cá verdadeiros amigos e admiradores do enorme ser humano que ele foi!
Um forte abraço!
Miguel Fortio

Anónimo disse...

... o Xumacher da bicharada é um grande homem !!

convivi com ele e sou seu amigo ..
.. só perdia a cabeça com as roscas do Rui !!!.. há e com os falhanços do picciochi e do calhordas ( quando o Mister Hélder ) o ponha a avançado !! .. e quando pedia para não correr tanto !!!.. fui muito feliz sempre que estive junto a ti ... e todos os outros ... eras um apaziguador e grande .. mas mesmo GRANDDDEEE !!

Não me pode despedir de ti fisicamente ... mas recordarte-ei sempre e pra sempre... e grande que tu ÉS !!!

João Sérgio

Aranha disse...

Olha frade, contigo não convivi muito, mas com o xuma convivi muito e cresci muito tambem com ele, estava constantemente a indicar-me o caminho correcto e dar me concelhos, foi sempre um grande amigo e um grande mano. Escrevo aqui porque reconheco tudo aquilo que escreveste e compreendo a amizade profunda que existe entre voçes, lembro me de ser puto e vos ver todos juntos como irmãos, que se protegiam uns aos outros. Isto que escreveste aqui deixou me com as lagrimas nos olhos, está aqui uma grande homenagem ao grande xuma. No dia 7 de julho fiz anos e tods nos incluindo o xuma brindamos ao nosso amigo Befe que nos tinha deixando tambem prematuramente. A vida consegue ser ingrata e quem diria que uma semana depois iria acontecer tudo isto. Sé tenho pena de o xuma nunca ter tido realmente sorte na vida, de ter lutado sempre por tudo desde novo e não ter conseguido chegar a um patamar que realmente merece-se. Ainda sou um puto, so quero que ele saiba que tudo o que me ensinou vou usar para a vida, e tudo aquilo que conquistar com esforço e toda a dedicação, vou dar sempre valor como ele daria. Não me vou alongar mais, só quero dar um abraço a todos os manos, e para ti frade porque apesar de não serem manos de sangue, é como se fossem.

zf333 disse...

Um abraço para ti Aranha. Frade