quarta-feira, maio 15

AFINAL O FUTEBOL É MAIS QUE UMA "TAÇA"...


Mais uma vez o dia 11/05/2013 ficará na memória de muitos estremocenses, mas principalmente da nossa...família CFE. Não vamos arranjar desculpas pela não conquista da taça, pelo segundo ano consecutivo, mas desta vez doeu! Se no ano passado encontramos um adversário que não deu hipóteses a todos os níveis, desta vez a história foi outra, com um Oriola francamente ao alcance de um CFE que fez uma excelente primeira parte, premiada com um golão do "pequeno" Fábio Tracanas. Mas para a segunda parte estavam reservados vários momentos que jamais sairão da cabeça de todos nós..."bola bombeada para a entrada da área do Oriola, o defesa e o guarda redes êxitam, aparece entre eles Tracanas que ganha a bola...está sozinho e vai para o golo, não está ninguém na baliza, rematou...(silêncio)...", pois é, parecia mentira mas falhou mesmo. Falhou um golo praticamente impossível, mas só falhou porque lá estava dentro, porque correu, porque lutou até à exaustão e ninguém o pode criticar por ter falhado.
Fisicamente quebramos bastante nesta segunda metade, também devido ao ritmo imposto pelo Oriola, e para ajudar apareceram as lesões de Pinto e Fábinho e a saida de Tracanas completamente esgotado. O golo do empate surge sem grande surpresa, depois de uma perca de bola de Deco no meio campo estremocense, que dá origem a um contra ataque mortifero. Toda a estratégia estremocense foi por água a baixo, sem falr que animicamente e em sentidos opostos o golo mexeu com as duas equipas. O Oriola encosta a defesa estremocense na sua área que já visivelmente desgastada, mas a conseguir controlar os avançados visitantes, à excepção de Balão que vem de uma posição de fora de jogo e salta com Ferro, que não se apercebe da sua presença, a bola sobra para a esquerda, surge o centro e sozinho na área aparece um jogador do Oriola que de cabeça bate João Ferreira, que nada podia fazer...foi o golpe fatal. Não precisava de ter sido assim, com tanta conivência do trio de arbitragem que teve duas atitudes completamente distintas na primeira e na segunda parte. Se na primeira parte cada vez que saltavam com um jogador do Oriola era assinalada falta, na segunda não houve uma vez que saltassem, principalmente com o nosso avançado Soares, que não fizessem falta. Na primeira parte cada vez que um atleta estava no chão era imediatamente chamada a maca dos bombeiros para o transportar para fora das quatro linhas, depois do segundo golo do Oriola tinha que ser o capitão do CFE a chamar a mesma maca, porque o arbitro "esquecia-se". Faltas consecutivas, principalmente sobre Soares que raramente conseguia receber uma bola sem ir ao chão e Ruben Caldeira assim que entra em campo faz uma falta merecedora de cartão e acaba por ver o amarelo, que teria sido justo se o critério até aquele momento tivesse sido igual. Durante todo o encontro o quarto árbitro fez uma marcação serrada ao banco do CFE, esquecendo-se do outro banco. E por fim o golo que dá a vitória ao Oriola que só o trio de arbitragem é que não viu Balão em fora de jogo.
Demasiados "erros" para um jogo desta importância, que aos poucos foi condicionando e enervando a equipa estremocense. Se era esse o objectivo a missão foi cumprida!
Parabéns ao Oriola.
 
É verdade que não trouxemos o "caneco", mas trouxemos uma coisa que poucas equipas se podem orgulhar...UNIÃO...porque é nos momentos menos bons que as qualidades desta equipa vêm ao de cimo...CAMARADAGEM e AMIZADE.
Doeu a toda a equipa, sem excepção, não conquistar a taça. Não pelo que ela representa, mas principalmente por tudo o que passamos com a partida do nosso Mano Xuma. Todos queriam dedicar-lhe a vitória, todos queriam chorar de alegria por esta dedicatória, porque faz um ano que ele também chorou com toda a equipa...mas tenho a certeza que onde quer que ele esteja, ficou bastante orgulhoso de todos os "MANOS" que lutaram, dentro e fora das quatro linhas, até à exaustão.
Se dentro da equipa somos fortes, muito se deve ao 12º jogador, OS NOSSOS ADEPTOS que são sem dúvida os melhores e os mais fieis de todo o distrital, sem eles/elas nada disto seria possível. Em nome de todo o plantel...OBRIGADO!
Cada vez mais me orgulho de pertencer à FAMÍLIA CFE, porque afinal o futebol é mais que uma taça...

4 comentários:

Anónimo disse...

pois é mts parabens a todos,agora tambem já sabemos tds o que é o sistema que perdulou em todo o campeonato este ano,enfim triste mas aconteceu,o balão ninguem o viu em fora de jogo!!!!!!!!!!!!!!!secalhar só alguns não viram porque quem estava a assistir tds o viram,viva o futebol abaixo o sistema e quem dele faz parte,mesmo assim parabens aos vencedores......

Anónimo disse...

Será que viu o mesmo jogo que eu? golo anulado ao oriola por fora de jogo só o assistente é que viu, talvez pela pressão do banco,o guarda redes queimava tempo nos pontapés de baliza e o árbitro nada, início da segunda parte pênalti pro oriola árbitro e assistente nada.só vos falta dizer que o primeiro golo do oriola tb é fora de jogo.. vai ao canal do diário do sul na MEU vê os lances,pede as fotos do jogo e depois corrige a avaliação ao jogo

Anónimo disse...

apenas digo isto dor de cotovelo doi maia a que não bate por isso se doi coça parabéns Oriola VITORIA JUSTA

zf333 disse...

Quando soube que o arbitro do encontro não iria ser um senhor chamado João Marques, não sei se o nome vos diz alguma coisa mas o pessoal de Oriloa conhece bem, pois acho que apitou para ai umas cinco vez o Oriola em casa, fiquei com alguma esperança que fosse um jogo isento...mas este ano estava tudo feito para os mesmos. Não bastou em alguns jogos do campeonato terem sido levados ao colo, como agora na final da taça também foram, mas tenho que admitir que aquele arbitro das pernas arcadas fez uma arbitragem iteligente...
Talvez tenha sido por terem jogadores a trabalhar na AFE? Será? Ou para aqueles lados parece que o dinheiro não falta, a contrastar com o resto do país, para irem fazer outro sintético em S.B.Outeiro...algo se passa.