domingo, agosto 28

FERNANDO BORRALHO "ARQUISTA" - TREINADOR DOS BENJAMINS


Blogue: Quais as novidades na equipa técnica?

Arquista: Novidades não são nenhumas, a equipa de trabalho vai continuar a ser a mesma (Fernando Arquista, Ernesto Jorge e Jorge Fonseca), com o mesmo empenho e dedicação. Vamos tentar dentro da disponibilidade de cada um, continuar dar o nosso melhor como o fizemos na época anterior.

Blogue: Indique-nos as principais características/competências que acha que um treinador de escalões de formação deve possuir.

Arquista: Em relação a esta pergunta é simples, ao contrário do que ainda algumas pessoas lamentavelmente pensam, que para treinar estes escalões qualquer um serve, quero dizer que tenho como opinião que é nos escalões de formação que deveriam estar os melhores treinadores, ou seja todos aqueles que fossem especializados na área da formação desportiva. Agora sei muito bem que é impossível ao nosso nível e à nossa realidade, pois os Clubes não tem meios nem poder financeiro para suportar os custos desta especialização …Agora penso que dentro da nossa realidade todos os responsáveis, ou seja todos aqueles que trabalham directamente com estes escalões tem ou temos que ter a consciência que esta função não pode de maneira nenhuma ficar dependente de mera carolice ou até mesmo de boa vontade, não se trata apenas de ensinar nem aplicar as técnicas já conhecidas ou mesmo de experiencias que tivemos ao longo das nossas vidas como jogadores, dirigentes etc. Mas sim ter consciencialização que permita garantir um correcto desempenho não só a nível de conhecimento de metodologia de treino adequado, como também saber educar, acompanhar e viver o crescimento destes jovens.

Diria também, se houvesse uma aposta séria da Federação Portuguesa de Futebol em coordenação com as Associações e até mesmo com ajuda das Autarquias, criassem condições para que todos os que exercem esta actividade pudessem ter acesso a uma formação regular que nos permitisse uma actualização permanente dos conhecimentos e uma maior qualificação na forma como desempenhamos estas funções, pois eu tenho o nível II e sei que não é garantida a qualificação pela frequência dos cursos designados de Nível I e Nível II promovido pelas Associações de futebol.

Blogue: Que perspectivas tem relativamente ao futuro da sua equipa. Quais os objectivos?

Arquista: Não penso no futuro desta equipa porque não sei até onde vão chegar como praticantes, mas os objectivos passam sempre pelo desenvolvimento das capacidades físicas, técnicas e psicológicas e interiorizar factores importantes para o seu desenvolvimento como atletas e futuros homenzinhos que são os conceitos de ética, fair-play, espírito de equipa e proporcionar-lhes momentos agradáveis para que eles beneficiem de tudo aquilo que o desporto lhe pode oferecer.

Blogue: Acha que as pessoas reconhecem a importância dos escalões de formação no clube?

Arquista: Eu penso que sim, que hoje em dia toda agente reconhece isso, não só nesta como noutras modalidades. Falando de nós e em relação ao futebol não tem nada a ver com há 10 anos atrás, basta ver por exemplo de ano para ano a quantidades de atletas a participarem no programa “ Joga à bola” (competição recente de iniciação ao futebol da A.F. Évora). Agora, ao que tenho dúvidas é se a maioria das pessoas reconhecem a importância e dão valor a quem trabalha diariamente com estes jovens, com dedicação, paixão e sem nada em troca.

Blogue: Quer deixar alguma mensagem aos adeptos?

Arquista: A mensagem que quero deixar vai mais direccionada para os pais uma vez que são estes que os acompanham mais na sua prática desportiva.

Pedia para terem sempre presente que se trata de uma actividade de jovens para jovens. Por isso devem aplaudir (treinos /jogos) todas as boas jogadas , independentemente de quem as realiza.

Devem sempre apoiar os filhos e acompanhar actividade mas sem os pressionar, nem interferir de algum modo no trabalho dos treinadores.

Ter um comportamento respeitador e controlado perante as vitórias e as derrotas e ajuda-los a assumir semelhante atitude;

Não discutir com os árbitros, nem criticar excessivamente os resultados alcançados pelos filhos.

E por ultimo e sei que não é fácil; evitar a proibição da prática desportiva como forma de castigo .

1 comentário:

VITOR CALDEIRA disse...

Grande Fernando "Arquista" acho que todos os Treinadores, Seccionistas, Directores,Pais, Atletas, Sócios e Adeptos de todos os Clubes em geral deviam ler esta pequena entrevista que te foi feita pelo Blog e deviam todos meditar nas tuas sábias palavras aqui descritas. Brilhante, assim se formam Homens e Atletas.Grande abraço e fica bem.
VITOR CALDEIRA